Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP

2 participantes

Ir para baixo

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Empty Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP

Mensagem por JeanZapdos Sáb 12 maio 2012 - 8:04

Primeiramente, esse é meu primeiro tutorial aqui, vou citar as fontes no final do tópico, e sei que está grande, mas é porque quis deixar o máximo detalhado possível, para que não haja nenhuma dúvida, mas tentarei ajudar se puder.

Para saber o que esse tutorial irá fazer, aí vai o Antes e Depois:
Antes
Depois
OBS: Não sei se meu efeito está bom, eu refiz ele pra ficar melhor, deixei Comprimento no 9, mas vocês podem melhorar mais ainda eu acho, deixem do jeito que acharem melhor ^^
OBS²: Apesar do tutorial ser grande, ele é bem simples, depois que pegar o jeito leva menos de 5 minutos pra fazer.

Antes de começar, você irá precisar do GIMP, é um programa de edição de imagens, podem baixar através desse link clique aqui Se você já tem ele (sugiro a versão 2.8.0), então não precisa baixar.

Convertendo a imagem para RGB
Passo 1: Abra o GIMP, vá em Ficheiro e escolha Abrir...
Imagem 1

Passo 2: Procure a imagem que você deseja aplicar o efeito, no meu caso ela estava no Desktop, e clique em Abrir
Imagem 2

Passo 3: A sua imagem agora poderá ter lá em cima, após o nome dela, entre parenteses escrito "Cor RGB", caso tiver pule para o passo 8, caso não tiver então iremos converter essa imagem para RGB (não se preocupe, no final vamos fazer ela voltar a ser PNG)
Imagem 3

Passo 4: Vá em Ficheiro e em Exportar ...
Imagem 4

Passo 5: Obs: irei colocar "1", "2, "3" e assim por diante nas imagens como uma forma de sequência, apenas siga a ordem:
1- Coloque o nome do arquivo, mudando o final pra .rgb
2- Procure pelo Desktop (ali está Ambiente de Trabalho) para poder localizar melhor, ou salve em uma pasta fácil de localizar
3- Selecione Imagem Silicon Graphics IRIS como mostrado na imagem abaixo
4- Clique em Exportar
Imagem 5

Passo 6: Após ter exportado a imagem em RGB (exportar no caso é salvar a imagem em RGB), você terá que abrir ela no programa, indo em Ficheiro e Abrir
Imagem 6

Passo 7: Vá até a pasta onde salvou a imagem, a imagem terá no final .rgb, e clique em Abrir
Imagem 7

Fazendo o efeito da chuva

Passo 8: (nesse momento uma nova janela irá abrir, feche a de antes para deixar apenas a do .rgb aberta) A imagem agora terá, lá em cima, entre parenteses Cor RGB, o que mostra que está tudo correto (se não tiver então você fez algo errado Razz ). Após isso, vá em Camada e clique em Nova camada...
Imagem 8

Passo 9: Uma nova janela será aberta, nela existem 2 números, que são o tamanho da sua imagem, NÃO MEXA NELA, e deixe a opção Transparência marcada, e clique em OK
Imagem 9

Passo 10:
1: Após isso será criada outra camada, ficará em cima da miniatura da imagem original
2: Clique no quadrado do meio, ele irá abrir vários quadrados com texturas
3: Selecione o que está na imagem, chamado Rain (olhe na imagem para identificar ela)
4: Do outro lado da tela, clique no balde de tinta
5: Selecione Preenchimento com textura e Preencher toda a seleção, e certifique-se que no quadrado esteja aquela imagem azul chamada Rain
Imagem 10

Passo 11:
1: Com o balde de tinta selecionado, clique na sua imagem, e ela ficará com o efeito azul apenas (não se preocupe, não deu nada errado)
2: Agora selecione a 1ª camada, a que está com a miniatura desse efeito azul (apenas clique sobre ela pra deixar selecionado)
3: Clique naquela setinha para baixo (olhar na imagem) ao lado do 3
4: Selecione Multiplicar
Imagem 11

Passo 12:
1: Agora a sua imagem ficará com o efeito azul, como se fosse uma chuva, mas ainda não está perfeito. Selecione agora a camada da imagem original, a que está debaixo da azul (olhar na imagem)
2: Agora vá em Camada e Nova camada...
Imagem 12

Passo 13:
1: Deixe como antes, sem mexer nos números e deixando selecionado a Transparência
2: Uma nova camada irá aparecer entre as 2, ficando no meio, ela precisa aparecer no meio, senão você fez errado
Imagem 13

Passo 14:
1: Selecione a 1ª camada novamente, a que tem o efeito azul claro
2: Vá naquela seta novamente, e selecione Dissolver
Imagem 14

Passo 15:
1: Mude a Opacidade para 30%
2: Clique com o botão direito do mouse sobre a camada azul
3: Selecione Combinar abaixo
Imagem 15

Passo 16:
1: Agora, a imagem ficará com um efeito diferente, e as duas primeiras camadas vão virar uma só, como se vê na imagem
2: Clique em Filtro, Esbater e Desfocagem Direcional...
Imagem 16

Passo 17: Irá aparecer uma outra janela, e nela é que você irá fazer a "chuva". Para isso, mude o Comprimento e o Ângulo, o Comprimento serve para determinar a chuva em si (o tamanho dela), mude de 1 em 1 clicando nas setas para cima e para baixo; já o Ângulo é a direção da chuva, se ela vai cair pra direita ou pra esquerda ou para baixo mesmo, vai mudando até você achar o ângulo certo, e clique em OK para visualizar. Caso não esteja contente, vá em Editar e Desfazer, e só precisa ir em Filtro, Esbater e Desfocagem Direcional... novamente para mudar os valores até que fique perfeito.
Imagem 17

Passo 18: Quando estiver satisfeito com o efeito, vá em Ficheiro e Exportar
Imagem 18

Passo 19:
1: Escolha um nome para o seu arquivo, e coloque no final .png
2: Na lista, procure por Imagem PNG (*.png) e selecione ela
3: Escolha onde irá salvar, sugiro que seja na área de trabalho/ambiente de trabalho, e clique em Exportar
4: Uma nova janela irá aparecer, deixe os valores como na imagem abaixo e clique em Exportar
Imagem 19

Após salvar, sua imagem estará com o efeito de chuva (provavelmente melhor do que o meu), pronto pra ser usado na sua HQ. Sugiro usar o efeito quando já tiver feito o quadrinho, assim o efeito irá afetar tanto o cenário como também os personagens, ficando real.

Fontes:
~Naraku301 (DeviantArt) pelo tutorial em inglês (menos detalhado, porém aprendi através dele) que pode ser encontrado Aqui
Prestes Hangar (site) pelo tutorial para converter imagem para o formato RGB Link aqui

Espero que esse tutorial ajude alguém, o efeito é legalzinho e dá pra fazer uma chuva meio original na sua HQ Wink
JeanZapdos
JeanZapdos
Membro
Membro

Masculino Idade : 30
Alerta Alerta :
Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/04/2011

Frase pessoal : Quero faze uma HQ e um jogo de DBZ, falta coragem


http://xat.com/chat/room/114133540/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Empty Re: Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP

Mensagem por None Sáb 12 maio 2012 - 11:18

Eu tenho Gimp baixado, mas é a versão 2.6, também funciona?
:S
None
None
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Right_bar_bleue

Data de inscrição : 19/10/2011

Frase pessoal : ''A mata é Virgem porque o Vento é Fresco''


http://arthurac.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Empty Re: Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP

Mensagem por JeanZapdos Sáb 12 maio 2012 - 12:25

arthurdizoi escreveu:Eu tenho Gimp baixado, mas é a versão 2.6, também funciona?
:S
Funciona sim, única diferença eu acho é que as opções podem estar diferentes, mas espero que não xD
JeanZapdos
JeanZapdos
Membro
Membro

Masculino Idade : 30
Alerta Alerta :
Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Left_bar_bleue0 / 100 / 10Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/04/2011

Frase pessoal : Quero faze uma HQ e um jogo de DBZ, falta coragem


http://xat.com/chat/room/114133540/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP Empty Re: Tutorial para HQ's - Fazendo chuva usando o GIMP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos