Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic

5 participantes

Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por Makoto Dom 30 maio 2010 - 17:53

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic 1zvqxhx
(1.1) Introdução:
A criação deste guia tem o intuito de ajudar novatos ou até mesmo usuários mais experientes com a elaboração de suas fanfics de diversas maneiras, contendo uma grande variedade de dicas para elevar a qualidade de uma fanfic ao máximo possível, não só na aparência e organização, como também no enredo e desenvolvimento da história.
(1.2) Observações:
Muitos podem estar confusos com essas "seções enumaradas", mas foi apenas uma forma que adotei para organizar o guia, observem:

Seção 1.0: Apresenta o guia, explicando todas as funções que irá desenvolver ao decorrer do mesmo.
Seção
2.0: Desenvolve todas funções prometidas, que no caso é dar dicas aos usuários sobre como elaborar uma fanfic boa.
Seção 3.0: Dá uma finalização ao guia, e dando devidos agradecimentos aos usuários que contribuiram com o guia.

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic 33vhlav
(2.1) Organização:
Atualmente, a organização, um dos fatores mais importantíssimos e fundamentais na identificação da qualidade da fanfic, estão fazendo muita falta nos textos, na maioria das vezes por pura preguiça do autor, como também talvez por desconhecimento deste item.

Vale lembrar que a página da sua história é como um pequeno cartão de visita, quanto mais bem elaborado e mais organizado, mais causará impacto nos usuários, e consequentemente trará diversos elogios e comentários.

O processo de organização não é complicado e muito excencial: Acrescente destaques como negrito, sublinhado, itálico em palavras importantes e também é uma boa idéia adicionar imagens para fazer divisões de seções.

Quer algumas fanfics organizadas como exemplo? Tá aí os links;

Johto: The Legends!
Two-Edged Soul: Lucario's Heart
Pokemon Ominous Onix: A Testemunha Corrompida
(2.2) Criatividade:
Outro ponto muito importante que está em ausência na maioria das histórias de atualidade é a criatividade.

Muitos acham trabalhoso ficar pensando e planejando suas histórias, como desenvolver os inimigos, cidades, personagens e acontecimentos. Então muitos, que tendem ser os novatos ou preguiçosos, preferem utilizar uma história base (Como nas fanfics de pokémon, um garoto acorda atrasado numa manhã para ir pegar seu pokémon) ou até mesmo roubar idéias de diversas outras histórias para formular uma só.

Não estou criticando o fato de que se você já fez ou faz uma história comum e simples como a que citei você é um novato, e sim estou querendo dizer é muito chato e entediante para os leitores lerem algo que é visto por qualquer lugar. Então estou pedindo, para que você, escritor, dê uma diversificação na sua fanfic, impressione os leitores com idéias totalmente inovadoras.

Mas a respeito das pessoas que copiaram diversas idéias e formaram uma só, não prefiro comentar nada. Só quero deixar claro que se você fizer isso e algum leitor notar, você concerteza vai perder vários pontos com as pessoas que acompanham sua fanfic.

Ser criativo muitas vezes costuma ser um pouco complicado, pois as idéias surgem do nada e elas concertezas não vão esperar serem passadas para o papel, então o correto é anotar todas imediatamente e por mais doidas que sejam, não importa, anote, pois uma hora ou outra podem se encaixar na sua história.

Exemplos de fanfics criativas? Aqui;

The Pokémon Guardians
Pokémon Brotherhood: Championship
(2.3) Vocabulário:
Isso é um dos fatos que mais está me decepcionando e me incomodando, pois o vocabulário populacional está muito mal desenvolvido, isso simplesmente indica que todos estão em grande necessidade de leitura de livros, como também do dicionário.

Não estou dizendo isto por que a utilização do vocabulário expandido utilizado num texto torna-o mais bem desenvolvido, e sim por que desta forma você poderá ter diversos sinônimos logo na ponta de sua língua, evitando palavras repetidas (que é um problema que nem sempre é possível evitar) e aumentando a qualidade da sua fic, dessa forma então voltando ao mesmo ponto que comentei nos outros itens, concerteza ganhará mais elogios e comentários.

Por isso recomendo a todos, sem excessões, que aumente a frequência de leitura, pois realmente ajuda MUITO.

Exemplos de fanfics com vocábulário bem desenvolvido?

Violet Hill: Where the Dreams come True!
(2.3) Ortografia:
O erro mais comum que sem excessões, pode ser encontrado em qualquer texto que são os erros ortográficos, ou seja, palavras escrita de forma errada.

Não é algo tão grave, mas pode ser evitado com a ajuda de programas de edição de texto como Microsoft Word, entre outros, mas o mais correto é escrever sem a auxiliação de nada para avaliar seu nível vocabulárial.

Como todos devem saber, errar é humano, se errou uma palavra, não entre em pânico, é só corrigir.

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic 1hp9vm
(3.1) Colabore:
O guia ainda está em desenvolvimento e para completá-lo definitivamente concerteza vou precisar da ajuda de vocês, então se você...

> Encontrou algum erro ortográfico no guia
> Deseja que eu insira uma dica elaborada por você no guia
> Acha que eu deveria botar uma determinada fanfic como exemplo de alguma dica

Por favor, deixe uma resposta neste tópico com a sua colaboração, e se você colaborar, terá seu nome na lista de Agradecimentos, que está logo abaixo.
(3.2) Agradecimentos:

*Lista atualmente vazia*
(3.3) Finalização:
Gostou do guia? Comente
Não concordou com algo? Comente
O guia te ajudou? Comente

De qualquer forma, comente e colabore... espero que tenham gostado! [Guia] Como elaborar uma boa fanfic Icon_biggrin
Makoto
Makoto
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/05/2010


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty Re: [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por .:Jv_Satoshi:. Dom 30 maio 2010 - 17:55

Wow,wow,wow!!!Gostei,um guia bem elaborado e organizado!Parabéns Makoto =]
Bem, vou colocar no fórum uma de minhas fanfics, tenho vários arquivos no meu PC,A maioria são Fanfictions;
E este Guia vai ser o meu Príncipio,muito obrigado,Makoto-sama!
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Icon_biggrin


Até


Última edição por Jv Satoshi em Qua 2 Jun 2010 - 18:07, editado 1 vez(es)

________________

.:Jv_Satoshi:.
.:Jv_Satoshi:.
Membro
Membro

Masculino Idade : 33
Alerta Alerta :
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/11/2009


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty Re: [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por CalrosHenrique Dom 30 maio 2010 - 18:10

Nossa, gostei mesmo do guia...

Está bem desenvolvido e bem organizado, parabéns! =D

Você citou os três pontos mais importantes para o desenvolvimento de uma excelente fic, e acho que você inseriu ótimas fics como exemplo.

Eu realmente não gosto de usar o World.. Eu uso mesmo o bloco de notas.. "¬¬
Odeio um programa de computador esfregando os erros na minha cara xD, porisso minha fic ta cheia de erros... ¬¬

Bom, eu só acho que de criatividade, tá faltano a fic Kyle Chronicles e o Projeto Zeus, que são duas fic's BEM criativas mesmo...

Eu achei tudo perfeito, não teve nada que eu não concordasse, está tudo certinho e bem feito, novamente parabéns! :3

Um abraço, té mais! õ/

________________
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Nuroo
Acompanhem minha Fic: Ryuzaki Adventures!

I'm not like them
But I can pretend
The sun is gone
But I have a light
The day is done
But having fun
I think I'm dumb
Maybe just happy
Think I'm just happy...
CalrosHenrique
CalrosHenrique
Membro
Membro

Masculino Idade : 25
Alerta Alerta :
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/02/2010

Frase pessoal : Lady lady love me cause I love to lay you lazy


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty Re: [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por Yoshihime Dom 30 maio 2010 - 18:31

Bem, eu gostei do guia, falou sobre os pontos principais:
Criatividade, Vocabulário e Organização.
Não pode se dizer que é um guia completo, ainda há muitos pontos a serem citados ai, mas como já disse os principais você já citou.
Vou tentar ajudar a deixar o guia mais completo, mas não no tópico para não bagunçar ele.
Foi bom você ter dado bons exemplos de fics.

________________
MyAnimeList|twitter|last.fm
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Tumblr_mz6hhr7n6Q1rl727go1_500
presente do slip
Yoshihime
Yoshihime
Membro
Membro

Feminino Idade : 28
Alerta Alerta :
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2009

Frase pessoal : Oi, sou travesti. Você sabe?


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty Re: [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por Kameyo Venin Seg 31 maio 2010 - 18:20

WE! Minha fic foi selecionada. *O* [/apanhadetodos.

Beleza... u-u Olha, o guia está muito bom! Você detalhou ele perfeitamente, deixando tdo nos mínimos detalhes. Gostei muito de você ter separado em seções, dá um ótimo ar de organização.

COmo o pessoal ai em cima já falou, você citou fatores extremamente importantíssimos para uma boa FanFiction, como ortografia e criatividade.

Apesar de tudo, está um tanto incompleto... Você poderia adicionar mais algumas coisas! ^^ Caso queira, vou elaborar algumas coisinhas e te enviar, auxiliando o máximo possível!

Acho que só... o.o Addiju!


________________

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Signhooho

Opa... Acho que voltei. -q

MENTIRA VOLTEI BODEGA NENHUMA
TO AQUI SÓ DANDO UNS ROLÊ
ABS

Kameyo Venin
Kameyo Venin
Membro
Membro

Feminino Idade : 30
Alerta Alerta :
[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Right_bar_bleue

Data de inscrição : 28/03/2010

Frase pessoal : Vou bater no Rush -q Pq a vid4 é lok4


Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Como elaborar uma boa fanfic Empty Re: [Guia] Como elaborar uma boa fanfic

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos