Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Aos novatos] Como comentar em uma fic?

4 participantes

Ir para baixo

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Empty [Aos novatos] Como comentar em uma fic?

Mensagem por Nivans Sex 19 Abr 2013 - 6:00

Como comentar em uma fanfic?



Comentários realmente ajudam os escritores a melhorar ou, ao menos, os incentivam a seguir em frente. Todos sabem o quanto é bom receber um elogio, forma de reconhecimento da dedicação do autor com sua fanfic, assim como são importantes sugestões e dicas para ajudar os escritores a fazer um trabalho ainda melhor. Nesse post, direcionado principalmente aos novatos da área, deixarei dicas de como você pode comentar e ajudar o autor daquela fic que você acompanha e, muitas vezes, pode acontecer de não comentar por não saber o que postar no momento. Enfim, vamos ao tutorial!


Primeiro passo: Leia a história



É importante, antes de tudo, que você leia a fanfic antes de comentá-la. O enredo é um ponto que merece destaque e deve ser levado em conta no comentário. Sempre que possível, deixe sua opinião sobre os fatos que vão ocorrendo ao decorrer da fanfic, sua opinião sobre os acontecimentos. Destaque o que você gostou, aquilo que te surpreendeu... Ah, deixe um comentário sincero sobre a história! Seus comentários podem, inclusive, servir de inspiração para o rumo em que o autor levará sua história.


Segundo passo: Ah, já li, mas não sei o que comentar... Será que vou ser punido por Flood?


Não, não é necessário ficar com medo disso. Todos já fomos iniciantes alguma vez e, consequentemente, vamos melhorando ao longo do tempo. Caso tenha alguma dúvida sobre seu comentário ser ou não considerado Flood, você pode, a qualquer hora, consultar um FFM sobre isso... Estaremos prontos para te auxiliar! Ainda assim, caso precise de uma ajudinha a mais, dê uma passadinha no Auxilium Directus.

Como disse no parágrafo anterior, você não deve de temer nada... Se você seguir essas dicas de como comentar, creio que estará fazendo um comentário com certeza útil! Então, vamos logo com as dicas, não?


Terceiro passo: Críticas



Lembre-se de citar, além dos pontos positivos, aquilo que não gostou na obra. Dicas e críticas construtivas podem ser úteis aos autores que estiverem construíndo sua fic. Caso houverem erros e você perceber isso, aponte-os para que os escritores não errem novamente isso. Quer um exemplo?

'' eu tavaa na istrada e um caro parou perto da minha casa e era meu pai e ele me deu um sylveon ''

Esse é um exemplo de autor iniciante que comete alguns erros em sua fic mas que, por estar começado e recém estar aprendendo o básico, não merece xingamentos. Evite comentários do tipo ''sua fic está um lixo, gramática e ortografia ridículas'', mas vá dando dicas ao autor para o mesmo ir, consequentemente, evoluindo! Creio eu que você não gostaria de receber críticas destrutivas que, diferente das construtivas, podem acabar com a vontade de um autor. Não concorda que seria melhor comentar algo assim nesse trechinho?

'' Olá, amigo! Vi que você cometeu alguns erros ortográficos nesse trecho, coisas que podem ser corrigidas para os próximos capítulos. Primeiramente, gostaria de sugerir a você que use algum programa que corrija erros ortográficos, Word ou até mesmo Google Chrome. Ainda em sugestões, acho que ficaria melhor se você detalhasse mais a cena, descrevendo com mais detalhes os acontecimentos [...]

Esse comentário, com certeza, iria ajudar o hipotético autor iniciante com sua obra. Já no exemplo de crítica destrutiva, vemos que chamar a fic de lixo não seria o mais adequado... Concorda?


Quarto passo: Apenas comento o que está errado?



Não, não e não! Nunca esqueça de destacar também aquilo que você gostou na fic. Pode ser uma cena que te surpreendeu, algum personagem com quem você tenha se identificado... É bom dizer o que você gostou, afinal, nem só erros tem uma fic.


Quinto passo: Recapitulando



Chegamos ao fim desse breve tutorial e, se você ainda tem dúvidas sobre comentar ou não em uma fanfic, deixarei uma fórmula bem básica que pode ajudar no desenvolvimento de um comentário construtivo.

O que achei da história?
O que gostei e me atraiu?
O que não gostei?
Houveram erros? Quais foram? E onde acho que o autor pode melhorar?

É isso mesmo! Não é tão difícil formular um comentário construtivo para uma fanfic... Muito menos do que se pensa! O importante é não deixar aquele autor da fic que você lê ficar sem nenhum comentário e sabendo que alguém acompanha a sua obra. Deixe sua opinião! Acredite, comentários são recompensadores e motivadores para quem escreve e você pode estar dando um incentivo a mais para algum autor.

Caso tenham alguma dica para melhorar o tutorial, não deixem de postá-la. Sei que já existem outros tutoriais parecidos na área, mas esse é direcionado principalmente a aqueles iniciantes que acompanham uma fic, tem vontade de comentá-la e não sabem o que postar. Enfim, obrigado por ler até aqui!


Última edição por neXus em Sex 19 Abr 2013 - 7:13, editado 1 vez(es)

________________
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? X8T8HHN
Valeu, Swift! o/

I Can Defeat You (Fanfic Version)
Tri Elements
avatar
Nivans
Membro
Membro

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/11/2012


Ir para o topo Ir para baixo

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Empty Re: [Aos novatos] Como comentar em uma fic?

Mensagem por laser queer Sex 19 Abr 2013 - 7:09

Ok. Isso era só o que faltava.

Bom, o tutorial ficou perfeito. A ideia vai com certeza me ajudar na hora de comentar. É, às vezes eu leio uma fic ou outra, mas deixo de comentar por que simplesmente não sei o que dizer. Bom, é isso, ficou perfeito, parabéns. :3

________________
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? IbUbQkA
assinatura: tsu
laser queer
laser queer
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/12/2011

Frase pessoal : Freeze? I'm a robot, not a refrigerator.


Ir para o topo Ir para baixo

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Empty Re: [Aos novatos] Como comentar em uma fic?

Mensagem por Sally Sex 19 Abr 2013 - 12:15

O tutorial ficou realmente muito bom! Vai ajudar bastante os iniciantes e talvez incentive alguém mais a comentar na área. Parabéns.

________________
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? ThTwxVA

Muito obrigada, elazul
Sally
Sally
Membro
Membro

Feminino Idade : 24
Alerta Alerta :
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/03/2012

Frase pessoal : Hi there


Ir para o topo Ir para baixo

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Empty Re: [Aos novatos] Como comentar em uma fic?

Mensagem por DarkZoroark Sex 19 Abr 2013 - 14:06

Tutorial bem legal neXus. Com certeza vai ajudar muitos leitores novatos a comentarem e quem sabe até ajude a movimentar mais a área

________________
Dark Zoroark
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Tumblr_ohascvRi2P1qemk2io3_500
DarkZoroark
DarkZoroark
Membro
Membro

Masculino Idade : 27
Alerta Alerta :
[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/04/2011

Frase pessoal : Let's Play!


Ir para o topo Ir para baixo

[Aos novatos] Como comentar em uma fic? Empty Re: [Aos novatos] Como comentar em uma fic?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos