Os Doze Arquétipos Comuns
2 participantes
Pokémon Mythology :: RPGs :: Guias
Página 1 de 1
Os Doze Arquétipos Comuns
Jp me pediu pra re-postar esse tópico aqui, e permitiu fazer douple-post. bora lá
♦ Introdução Prévia
Na minha opinião, a parte mais difícil na criação de personagens é a sua personalidade. Como ele se comporta? Quais são seus medos, aspirações? No que ele acredita? É, eu (e acredito que a maioria das pessoas que tentam criar personagens originais) demoro bastante tempo fazendo isso. Este guia aqui, que estarei traduzindo de um site em inglês, apresenta os doze tipos comuns de personalidade! É muito bom para quando você está com sérias dúvidas sobre o assunto. Mas lembre-se, uma pessoa não é totalmente "O Herói" ou "O Rebelde", por isso é importante usar este guia apenas como uma referência, e base para a criação deles. obs: isso aqui também serve para rpgs. só avisando :'~~
♦ Introdução Propriamente Dita
O termo "Arquétipo" tem suas origens no Grego antigo. Suas raízes são os termos "archein", que significa "original ou velho"; e "typos" que significa "padrão, modelo ou tipo". O significado combinado é um "padrão original” de todas as outras pessoas, objetos ou conceito semelhante; que seriam derivadas, copiadas, modeladas ou emuladas. O psicólogo Carl Gustav Jung usou o conceito de arquétipo em suas teorias da psique humana. Ele acreditava que universalmente; personagens míticos--arquétipos -- residem no inconsciente coletivo das pessoas em todo o mundo.
Embora existam muitos tipos diferentes de arquétipos, Jung definiu os doze tipos primários que simbolizam as motivações humanas básicas. Cada tipo tem o seu próprio conjunto de valores, significados e traços de personalidade. Além disso, os doze tipos diferentes são divididos em três conjuntos de quatro, chamados de Ego (eu), Soul (alma) e Self (eu próprio). Os tipos em cada conjunto dividem uma matriz comum, por exemplo, tipos do conjunto Ego cumprem objetivos centrados no ego. A maioria, se não todas, das pessoas possuem vários arquétipos em jogo na construção de suas personalidades; no entanto, um arquétipo tende a dominar a personalidade em geral.
uma singela tradução livre deste artigo
Os Doze Arquétipos Comuns
Por Carl Golden
Os Doze Arquétipos Comuns
Por Carl Golden
♦ Introdução Prévia
Na minha opinião, a parte mais difícil na criação de personagens é a sua personalidade. Como ele se comporta? Quais são seus medos, aspirações? No que ele acredita? É, eu (e acredito que a maioria das pessoas que tentam criar personagens originais) demoro bastante tempo fazendo isso. Este guia aqui, que estarei traduzindo de um site em inglês, apresenta os doze tipos comuns de personalidade! É muito bom para quando você está com sérias dúvidas sobre o assunto. Mas lembre-se, uma pessoa não é totalmente "O Herói" ou "O Rebelde", por isso é importante usar este guia apenas como uma referência, e base para a criação deles. obs: isso aqui também serve para rpgs. só avisando :'~~
♦ Introdução Propriamente Dita
O termo "Arquétipo" tem suas origens no Grego antigo. Suas raízes são os termos "archein", que significa "original ou velho"; e "typos" que significa "padrão, modelo ou tipo". O significado combinado é um "padrão original” de todas as outras pessoas, objetos ou conceito semelhante; que seriam derivadas, copiadas, modeladas ou emuladas. O psicólogo Carl Gustav Jung usou o conceito de arquétipo em suas teorias da psique humana. Ele acreditava que universalmente; personagens míticos--arquétipos -- residem no inconsciente coletivo das pessoas em todo o mundo.
Embora existam muitos tipos diferentes de arquétipos, Jung definiu os doze tipos primários que simbolizam as motivações humanas básicas. Cada tipo tem o seu próprio conjunto de valores, significados e traços de personalidade. Além disso, os doze tipos diferentes são divididos em três conjuntos de quatro, chamados de Ego (eu), Soul (alma) e Self (eu próprio). Os tipos em cada conjunto dividem uma matriz comum, por exemplo, tipos do conjunto Ego cumprem objetivos centrados no ego. A maioria, se não todas, das pessoas possuem vários arquétipos em jogo na construção de suas personalidades; no entanto, um arquétipo tende a dominar a personalidade em geral.
Os Tipos "Ego"
1. O Inocente
Lema: Liberdade para ser você e eu
Desejo do núcleo: Chegar ao paraíso
Objetivo: Ser Feliz
Maior Medo: Ser punido por fazer alguma coisa má ou errada
Estratégia: Fazer as coisas do modo certo
Fraquezas: Chato por toda a sua inocência e ingenuidade
Talento: Fé e otimismo
O inocente também é conhecido como: Utópico, tradicionalista, ingênuo, místico, santo, romântico, sonhador.
2. O Órfão/A Pessoa Normal
Lema: Todos os homens e mulheres foram criados iguais
Desejo do núcleo: Se conectar com as outras pessoas
Objetivo: Fazer parte
Maior Medo: Ser deixado de lado ou se destacar na multidão
Estratégia: Desenvolver virtudes comuns sólidas, ter os pés no chão (ser realista), possuir a habilidade de se comunicar com o público (obs: eu fiquei em dúvida de como traduzir "commom touch", então fiquem a definição que eu achei "The ability of an important or rich person to communicate well with and understand ordinary people".)
Fraquezas: Perder seu eu próprio em um esforço para se misturar ou por causa de relações superficiais
Talento: Realismo, empatia, falta de pretensão
O órfão também é conhecido como: O bom e velho menino, homem comum, pessoa ao lado, realista, o trabalhador duro, bom vizinho, maioria silenciosa.
3. O Herói
Lema: Onde há uma vontade, há um caminho
Desejo do núcleo: Provar seu valor por meio de atos corajosos
Objetivo: Se tornar um perito em algum domínio, de alguma forma que melhore o mundo
Maior Medo: Fraqueza, vulnerabilidade, ser um covarde.
Estratégia: Ser forte e competente ao máximo possível
Fraquezas: Arrogância, a necessidade de sempre precisar uma batalha para lutar
Talento: Competência e coragem
O herói também é conhecido como: O guerreiro, salvador, libertador, super-herói, soldado, matador de dragões, vencedor
4. O Prestativo
Lema: Ame seus vizinhos como a si mesmo
Desejo do núcleo: Proteger e cuidar de outros
Objetivo: Ajudar os outros
Maior Medo: Egoísmo e ingratidão
Estratégia: Fazer coisas para os outros
Fraquezas: Martírio e ser explorado
Talento: Compaixão, generosidade
O prestativo também é conhecido como: O santo, altruísta, pai, ajudante, defensor, apoiador
1. O Inocente
Lema: Liberdade para ser você e eu
Desejo do núcleo: Chegar ao paraíso
Objetivo: Ser Feliz
Maior Medo: Ser punido por fazer alguma coisa má ou errada
Estratégia: Fazer as coisas do modo certo
Fraquezas: Chato por toda a sua inocência e ingenuidade
Talento: Fé e otimismo
O inocente também é conhecido como: Utópico, tradicionalista, ingênuo, místico, santo, romântico, sonhador.
2. O Órfão/A Pessoa Normal
Lema: Todos os homens e mulheres foram criados iguais
Desejo do núcleo: Se conectar com as outras pessoas
Objetivo: Fazer parte
Maior Medo: Ser deixado de lado ou se destacar na multidão
Estratégia: Desenvolver virtudes comuns sólidas, ter os pés no chão (ser realista), possuir a habilidade de se comunicar com o público (obs: eu fiquei em dúvida de como traduzir "commom touch", então fiquem a definição que eu achei "The ability of an important or rich person to communicate well with and understand ordinary people".)
Fraquezas: Perder seu eu próprio em um esforço para se misturar ou por causa de relações superficiais
Talento: Realismo, empatia, falta de pretensão
O órfão também é conhecido como: O bom e velho menino, homem comum, pessoa ao lado, realista, o trabalhador duro, bom vizinho, maioria silenciosa.
3. O Herói
Lema: Onde há uma vontade, há um caminho
Desejo do núcleo: Provar seu valor por meio de atos corajosos
Objetivo: Se tornar um perito em algum domínio, de alguma forma que melhore o mundo
Maior Medo: Fraqueza, vulnerabilidade, ser um covarde.
Estratégia: Ser forte e competente ao máximo possível
Fraquezas: Arrogância, a necessidade de sempre precisar uma batalha para lutar
Talento: Competência e coragem
O herói também é conhecido como: O guerreiro, salvador, libertador, super-herói, soldado, matador de dragões, vencedor
4. O Prestativo
Lema: Ame seus vizinhos como a si mesmo
Desejo do núcleo: Proteger e cuidar de outros
Objetivo: Ajudar os outros
Maior Medo: Egoísmo e ingratidão
Estratégia: Fazer coisas para os outros
Fraquezas: Martírio e ser explorado
Talento: Compaixão, generosidade
O prestativo também é conhecido como: O santo, altruísta, pai, ajudante, defensor, apoiador
Última edição por -Jp em Dom 14 Abr 2013 - 15:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Desabilitando assinatura)
ana- Moderador
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 08/01/2011
Frase pessoal : ta dentro dos limites
Re: Os Doze Arquétipos Comuns
Os Tipos "Soul"
5. O Explorador
Lema: Não me aprisione
Desejo do núcleo: A liberdade de descobrir quem você é através da exploração do mundo
Objetivo: Experimentar uma vida melhor, mais autêntica e gratificante
Maior Medo: Ficar preso, conformidade e ser vazio por dentro
Estratégia: Viajar, buscar e experimentar coisas novas, escapar do tédio
Fraquezas: Perambular sem rumo, tornando-se um desajustado
Talento: Autonomia, ambição, ser fiel a sua alma
O explorador também é conhecido como: O buscador, iconoclasta, andarilho, individualista, peregrino
6. O Rebelde
Lema: Regras são feitas para serem quebradas
Desejo do núcleo: Vingança ou revolução
Objetivo: Derrubar o que não está funcionando
Maior Medo: Ser impotente ou ineficaz
Estratégia: Interromper, destruir ou chocar
Fraquezas: Se tornar mal, cometer crimes
Talento: Ousadia, liberdade radical
O rebelde também é conhecido como: O fora da lei, revolucionário, homem-selvagem, desajustado, iconoclasta
7. O Amante
Lema: Você é o único
Desejo do núcleo: Intimidade e experiência
Objetivo: Estar em um relacionamento com as pessoas, trabalhando e em um ambiente que elas amam
Maior Medo: Ficar sozinho, ser invisível, indesejado, mal amado
Estratégia: Tornar-se mais e mais fisicamente e emocionalmente atraente
Fraquezas: Dirigido para o desejo exterior de agradar os outros, com risco de perder a sua própria identidade
Talento: Paixão, gratidão, valorização e compromisso
O amante também é conhecido como: O parceiro, amigo, íntimo, entusiasta, sensualista, cônjuge
8. O Criador
Lema: Se você pode imginar, pode ser feito
Desejo do núcleo: Criar coisas de valor duradouro
Objetivo: Realizar uma (ou sua) visão, criar cultura, expressar sua visão própria
Maior Medo: Uma visão ou execução meodrícre
Estratégia: Desenvolver habilidade e controle artístico
Fraquezas: Perfeccionismo, soluções ruins
Talento: Criatividade e imaginação
O criador também é conhecido como: O artista, inventor, inovador, músico, escritor, sonhador
Os Tipos "Self"
9. O Zombador
Lema: Você só vive uma vez
Desejo do núcleo: Viver o momento em plena alegria
Objetivo: Ter um grande momento e iluminar o mundo
Maior Medo: Se sentir entediado/chato ou entendiar/chatear os outros
Estratégia: Brincar, fazer piadas, ser engraçado
Fraquezas: Frivolidade, desperdiçar o tempo
Talento: Alegria
O zombador também é conhecido como: O tolo, malandro, palhaço, brincalhão, comediante
10. O Sábio
Lema: A verdade te libertará
Desejo do núcleo: Descobrir a verdade
Objetivo: Usar a inteligência e análise para entender o mundo
Maior Medo: Ignorância, ser enganado, iludido
Estratégia: Procurar informação e conhecimento, auto-reflexão e processos de compreensão pelo pensamento
Fraquezas: Poder estudar os detalhes para sempre e nunca agir
Talento: Sabedoria, conhecimento
O sábio também é conhecido como: O especialista, estudioso, detetive, conselheiro, pensador, filósofo, acadêmico, pesquisador, pensador
11. O Mágico
Lema: Eu faço as coisas acontecerem
Desejo do núcleo: Entender as leis fundamentais do universo
Objetivo: Transformar sonhos em realidade
Maior Medo: Consequências negativas e indesejadas
Estratégia: Desenvolver uma visão viver segundo ela
Fraquezas: Se tornar um manipulador
Talento: Encontrar soluções de ganho mútuo
O mágico também é conhecido como: O visionário, catalisador, inventor, líder carismático, xamã, curandeiro, feiticeiro.
12. O Soberano
Lema: O poder não é tudo, é a única coisa
Desejo do núcleo: Controle
Objetivo: Criar uma próspera, bem sucedida família ou comunidade
Maior Medo: Caos, ser derrubado
Estratégia: Exercer o poder
Fraquezas: Ser autoritário, incapaz de delegar
Talento: Liderança, a responsabilidade
O soberano também é conhecido como: O chefe, líder, aristocrata, rei, rainha, político, modelo, gerente ou administrador
Última edição por -Jp em Dom 14 Abr 2013 - 15:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Desabilitando assinatura)
ana- Moderador
- Idade : 26
Alerta :
Data de inscrição : 08/01/2011
Frase pessoal : ta dentro dos limites
Re: Os Doze Arquétipos Comuns
Como eu falei pelo skype, certeza de que vai ajudar muita gente ;3
@Adicionado ao guia
@Adicionado ao guia
Jp.- Membro
- Idade : 24
Alerta :
Data de inscrição : 01/01/2012
Frase pessoal : :/
Tópicos semelhantes
» Os Doze Arquétipos Comuns
» [Cancelado] Desafio dos Arquétipos Urbanos
» (progresso) desafio dos arquétipos urbanos
» Você consegue escrever o nome dos 151 pokémons em doze minutos?
» Existe action replay de Itens comuns para pokemon Black?
» [Cancelado] Desafio dos Arquétipos Urbanos
» (progresso) desafio dos arquétipos urbanos
» Você consegue escrever o nome dos 151 pokémons em doze minutos?
» Existe action replay de Itens comuns para pokemon Black?
Pokémon Mythology :: RPGs :: Guias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|