Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Pronomes Pikalove


Participe do fórum, é rápido e fácil

Pokémon Mythology
Olá, visitante! Você pode aproveitar mais o fórum se conectando ou registrando!

Conte uma história, poste uma arte ou um vídeo! Confira os guias de jogos, tire suas dúvidas e compartilhe sua jogatina. Disputa batalhas online com jogadores e participe dos RPGs. Converse sobre qualquer coisa, poste memes, faça novos amigos!
Seja bem-vindo!

Aproveite e entre em nosso Discord está na barra de menu!

Pronomes Pikalove
Pokémon Mythology
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pronomes

Ir para baixo

Pronomes Empty Pronomes

Mensagem por GovHooker Qui 26 maio 2011 - 9:30


Pronome é, definitivamente, uma palavra que acompanha um substantivo, um verbo ou adjetivo. Como por exemplo: “Eu fui até o mercado, mas eu descobri que ele estava fechado”. No caso, o pronome ‘eu’ acompanha o verbo ‘fui’. Os pronomes definem muito a frase, ela poderia ficar ‘Fui até o mercado, mas descobri que estava fechado’. Depois da modificação, a frase ficou indefinida, não se sabe “quem foi ao mercado” ou “o que estava fechado”.

Os pronomes são usados muitas vezes para que a frase ganhe um nexo maior, eles são usados como sujeitos em orações. Ao contrário dessas classes de palavras, o pronome não aceita sufixos aumentativos, diminutivos, e superlativos tais como ão, zão, inho, íssimo, etc, no que são semelhantes aos numerais.

Pronome Pessoal

Pronomes pessoais são pronomes simples. Flexiona-se os pronomes pessoais em pessoa, número e sexo.

Pessoa: Classifica-se em quem se fala:
• Primeira pessoa: se refere ao que fala (eu, me, mim, comigo)
• Segunda pessoa: se refere a quem se fala (tu, te, ti, contigo)
• Terceira pessoa: se refere a outra pessoa, a não ser o que fala ou ao que se fala. (ele, o, lhe e com ele)
Número: Classifica-se em de quantos se fala:
• Singular: se fala apenas de um (eu, tu, ele)
• Plural: se fala de vários (nós, vós, eles)
Sexo: Classifica-se de que sexo se refere:
• Masculino: se refere ao sexo masculino (ele, o e com ele)
• Feminino: se refere ao sexo feminino (ela, a e com ela)

Os pronomes pessoais são classificados em sujeito, direto, indireto, preposicionado, comitativo
Exemplo:
• Sujeito: eu, nós, tu, vós, ele, eles, ela e elas.
• Direto: me, nos, te, vos, se, o, os, a e as.
• Indireto: me, nos, te, vos, se, lhe e lhes.
• Preposicionado: mim, nós, ti, vós, si, ele, eles, ela e elas.
• Comitativo: comigo, conosco, contigo, convosco, consigo, com ele, com eles, com ela e com elas


OBS: Na terceira pessoa, existe mais uma flexão, a reflexiva, são os pronomes se, si e consigo. Exemplo: “Ele trouxe para si, um mal pessoal”

Pronome Possessivo

Pronomes possessivos são pronomes que indicam posse. Flexiona-se eles em: pessoa, número e sexo. Veja os:
• 1ª Pessoa: meu, minha, meus, minhas, nosso, nossos, nossa, nossas.
• 2ª Pessoa: teu, tua, teus, tuas, vosso, vossa, vossos, vossas.
• 3ª Pessoa: seu, sua, seus, suas.

• Singular: meu, minha, teu, tua, seu, sua.
• Plural: meus, minhas, teus, tuas seus, suas.

• Masculino: meu, teu, seu, nosso, vosso, meus, teus, nossos, vossos.
• Feminino: minha, tua, sua, nossa, vossa, minhas, tuas, nossas, vossas.

Pronomes interrogativo:

Os pronomes interrogativos consistem em pronomes relativos (quem, que, qual quanto e variações) com referência a pessoas e coisas, e são utilizados em perguntas diretas ou indiretas.

Exemplo: Quem, que e qual.

Os pronomes pessoais se classificam em:
• Pronome Possessivo Adjetivo:
Como já foi observado, o pronome possessivo atribui posse a alguma das pessoas do discurso; quando o pronome possessivo é empregue ele pode estar se referindo a um objeto que já foi citado e que por isso não precisa ser repetido, ou a um objeto que nem sequer foi citado.

Quando o pronome possessivo faz referência a um substantivo já citado, atribuindo sua posse a um sujeito, ele tem função adjetiva ou de adjunto.

• O meu casaco é melhor que o seu

Os dois pronomes estão adjetivando o substantivo casaco.

• Pronome Possessivo Substantivo:

Quando um pronome possessivo faz referência a um substantivo que não foi sequer enunciado, ele acaba cumprindo o papel desse substantivo ausente dentro da frase, e é portanto um pronome possessivo substantivo ou também chamado pronome possessivo absoluto.
• O MEU é melhor que o TEU.

Os dois pronomes estão referindo à posse de algo que não foi citado na frase e estão No lugar dele.

---

Esse tutorial faz parte do meu trabalho de português, mas tarde postarei sobre verbos, substantivos, adjetivos, numerais e outras classes verbais...
GovHooker
GovHooker
Membro
Membro

Masculino Idade : 26
Alerta Alerta :
Pronomes Left_bar_bleue0 / 100 / 10Pronomes Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2010

Frase pessoal : Sing about love! I have a moment of edge of Mighty


http://fanficsland.forumbom.com/forum.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos